Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Acne | Como controlar e disfarçar?

A maior parte das dúvidas sobre maquilhagem que o blog recebe passa por pedidos de dicas e técnicas para disfarçar acne. Antes de começar, deixem-me apenas esclarecer que estas técnicas são aplicáveis tanto a raparigas como rapazes.

Portanto, como vocês sabem, o acne é uma situação dermatológica que aterroriza a esmagadora maioria dos jovens durante a adolescência. Ora, a adolescência é também um período das nossas vidas em que a nossa auto-confiança não está nos seus melhores dias: hormonas aos saltos, alterações no nosso corpo, problemas amorosos, trabalho redobrado ao entrar no secundário... shall I go on? O que têm de tentar compreender é que toda a gente passa por esses problemas e que a única maneira de os ultrapassar depende essencialmente da vossa auto-confiança.
O acne é uma situação médica, por isso é imprescindível falarem com um dermatologista, isto porque dentro das peles oleosas e com tendência a acne temos imensos subtipos, todos eles com necessidades de programas de tratamentos diferentes. Sim, programas: controlar o acne é algo que necessita de método. O médico dir-vos-à os produtos de limpeza que devem utilizar e/ou medicamentos necessários.

Em paralelo, devem criar o vosso programa de limpeza e manutenção da vossa pele (wow, isto soou bastante profissional e estratégico!). Tive acne constante durante vários anos e ainda vou tendo alguns skin break-outs de vez em quando, portanto as dicas que vou partilhar convosco são fiáveis e resultam!
 1. Usar sempre creme/gel hidratante
Acabem com os mitos de que os cremes hidratantes pioram o acne! Uma pele infectada e com tendência a formar cicatrizes necessita de renovação celular e isso só acontece se estiver hidratada. Devem é ter atenção ao tipo de creme hidratante que usam: deve ser especial para peles oleosas, absorver rapidamente e ser leve. Pessoalmente, gosto deste gel de aloe vera por essas mesmas características e por ter um efeito calmante em peles irritadas e sensíveis.
2. Não quebrar a rotina de limpeza com um gel
Este gel foi-me recomendado pelo dermatologista e nunca mais o larguei. Sinto que controla muito bem a oleosidade da minha pele e seca, de forma saudável e progressiva, qualquer borbulha. É imprescindível ser metódico com este tipo de produtos! 2x ao dia
3. Usar um esfoliante suave
As células mortas e outros detritos indesejáveis devem ser removidos para evitar mais inflamação e promover a renovação celular. É necessário ter atenção ao tipo de esfoliante, porque a nossa pele está muito sensível: devem apostar num esfoliante suave, de grão pequeno. 1x por semana
4. Aplicar máscara anti-oleosidade
Este tipo de máscaras é bastante benéfico no que toca a oleosidade e limpeza de pontos negros. Basta aplicar, esperar alguns minutos e remover com água. Deve tratar-se de uma máscara à base de argila e ser suave e adequada a peles sensíveis. 1x por semana
O ideal seria não usar nenhum tipo de maquilhagem, para que a pele pudesse naturalmente recuperar e "respirar". No entanto, se não se sentirem confortáveis com a vossa imagem, devem aplicar maquilhagem adequada a peles oleosas e aplicar o mínimo de produtos/camadas possível. [Uma pequena nota para os rapazes mais cépticos: acham que os actores, jogadores de futebol e personalidades afins que tanto admiram não usam maquilhagem e têm uma pele perfeita?? Pois, bem me parecia.]

1. Aplicação de base (ou BB cream) oil-free 
A escolha de uma base adequada é muito importante e já vos falei disso num post anterior. Neste caso, há um erro que é muito comum: aplicarem camadas excessivas de base. Não, não, não! Escolham antes uma base com boa cobertura, de maneira a aplicarem apenas uma camada. Quanto mais produto, mais inflamação e estão a piorar o acne!!!
2. Escolha de um corrector adequado
O corrector que utilizam para disfarçar borbulhas e cicatrizes não pode ser o mesmo que usam para disfarçar olheiras! Para disfarçar borbulhas necessitam de um corrector da mesma cor da vossa base e igualmente de alta cobertura. Podem ainda ter outro corrector de cor esverdeada e aplicá-lo antes do tal que tem a cor da vossa base: isto irá diminuir a vermelhidão da pele nessa zona e tornar mais fácil a correcção da cor.
3. Aplicação de pó matificante
Nem toda a gente gosta do acabamento matte, mas o pó matificante vai ser o vosso melhor amigo! Após a aplicação de base e corrector, aconselho-vos a pegar num pincel pequeno e colocar pó nas zonas estratégicas onde têm as ditas borbulhas. De seguida, com um pincel maior vão pressionando lentamente o pó contra a vossa face, no geral. Desta maneira, não vão estar a remover produto porque evitam os típicos movimentos circulares de aplicação de pó. Devem trazer o pó convosco regularmente para retocar durante o dia, controlando assim a oleosidade.
4. Desinfecção de pincéis e desmaquilhante
É muito importante que lavem os vossos pincéis/esponjas regularmente para evitar contaminações e piorar a inflamação consequente ao acne. Mais importante ainda é desmaquilharem-se assim que chegarem a casa e cumprirem o plano de limpeza de pele: os detritos de maquilhagem pioram as inflamações e contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Love you all 
Sara

6 comentários:

  1. Gostei deste post, Sara! Bem informativo e a focar dois aspectos importantes como os produtos recomendados e os cuidados na escolha e aplicação da maquilhagem para uma pele com esta problemática.
    Eu nunca tive acne, mas algumas dessas dicas são importantes para qualquer tipo de pele, como seguir religiosamente uma rotina de cuidados como a limpeza da pele, a hidratação e a esfoliação, bem como higienizar as ferramentas com que aplicamos a maquilhagem.

    Um beijinho,

    Sofia
    Blog: Frames and High Heels

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada querida ♡ Não é tão difícil como parece, mas requer algum treino ;)

    ResponderEliminar