quinta-feira, 11 de maio de 2017

DIY | How to prep meals for the week in 2h

Cozinhar não é das minhas tarefas favoritas, muito menos depois de um dia de trabalho e antes de uma noite que será de estudo. Além disso, o meu intervalo de almoço é francamente pequeno para me deslocar até à cantina e prefiro levar a lancheira comigo. Descobrir o sistema de meal prep foi a minha salvação para cortar no tempo e paciência perdida a cozinhar todos os dias. Sábado é  normalmente o meu dia de meal prep e termino esta tarefa feliz por saber que vou comer saudável e delicioso durante a semana! 
O primeiro passo é planear: a ementa e os produtos necessários, o que temos na dispensa e o que necessitamos de comprar, o que podemos confeccionar ao mesmo tempo ou no mesmo recipiente (menos gasto em gás/luz, menos loiça para lavar!). Faço o meu plano no meu bullet journal pois é mais simples de consultar sempre que necessito. 
O segundo passo é colocar tudo o que precisamos em cima da bancada da cozinha: vegetais, utensílios para cortar ou cozinhar os alimentos, especiarias, azeite, óleo, soja, etc. De seguida, lavam, cortam e dividem em taças todos os ingredientes - isto vai ajudar-vos bastante a simplificar o processo e não baralhar what goes with what. O que for ao forno, pode ser colocado numa só travessa (vale a pena forrar para evitarmos 1h extra a lavar o tabuleiro), neste caso os vegetais, temperam ao vosso gosto e colocam um fio de azeite. Enquanto estes estão no forno, preparo molhos ou marinadas e coloco a carne/peixe/vegetais nestes. Este é também o momento de colocarem o arroz/massa a cozer. Depois de tudo cozinhado e pronto, é só dividirem por recipientes e colocarem no frigorífico ou congelador. Uma semana de refeições confeccionada em menos de 2h!
First 3 images are mine | Last image & recipe credits here

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Cooking is not one of my favourite tasks after a long day of work and those times when exams are coming. But after I found meal prep, it totally saved my day! Saturday is usually my meal prep day and I'm happy to know for sure I'll be eating healthy ad clean for the rest of the week. First, I plan what I want to eat, based on what I have in my pantry and make a grocery list. I also check what I can cook in the same recipient or at the same time to save energy, time and have less dishes to wash! Then, it's time to rinse, chop and divide all the ingridients we'll need for the recepie - this is a very helpful step not to mess what goes with what. Try to get all that goes to hoven in on tray and drop some oil and spices on it. While this is cooking, I prepare marinades and souces for the meat/fish and also cook rice or pasta. After all is ready, you just have to divide it in your recipients and put it in the fridge or freeze. A full week of meals ready in less than 2h!

Love you all 
Sara

2 comentários:

  1. Que boa dica! Acho que vale imenso a pena perder uma horinha de sábado e domingo a preparar refeições que arriscar comer "porcaria" por constrangimentos de tempo!

    Marta Rodrigues, Majestic


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